sexta-feira, 8 de abril de 2011

Álbum - Festa - 2001

Festa é o terceiro álbum solo da cantora baiana, lançado em 2002.
Gravado em Salvador, no estúdio Ilha dos Sapos (do músico Carlinhos Brown) e produzido pelo percussionista Alexandre Lins, marca uma maior mistura de ritmos, entre eles a música romântica e o pop, como se vê em canções como "Meu Maior Presente" (regravada em 2009 para o álbum Pode Entrar: Multishow Registro), "Em Mim, Em Você", "E Tudo Mais" (composta especialmente por Nando Reis, na época ainda membro do grupo paulista Titãs), "Assimétrica" (composta por Gilberto Gil), "Ruas e Rios" e "Astral".
Apenas três faixas retratam o espírito frenético do Carnaval de Salvador: a dançante "Tum, Tum, Goiaba" e as agitadas "O Grande Chefe" e "Aqui Vai Rolar".

A canção-título "Festa" (composta por Anderson Cunha) foi o grande sucesso do carnaval de 2002, sendo a segunda música de trabalho de Ivete a alcançar o topo da "Hot 100 Brasil", lista das músicas mais executadas nas rádios brasileiras. Juntamente com "Deixa a Vida Me Levar", do sambista Zeca Pagodinho, "Festa" foi um dos hinos do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol, conquistado sobre a seleção da Alemanha na Copa do Mundo FIFA de 2002. O videoclipe da canção retrata sua idéia central, em que Ivete promove uma grande festa tendo vários amigos artistas, como a atriz Carolina Dieckmann, o ator Murilo Rosa e a cantora Preta Gil.
O álbum ainda traz duas faixas bônus: o tema "Narizinho", composto originalmente por Ivan Lins e Vitor Martins para o seriado do Sítio do Pica-Pau Amarelo, exibido pela Rede Globo nos anos 70 e 80 e regravado por Ivete para a temporada de 2001; e a canção "Back at One", em um dueto virtual com o cantor Brian McKnight (que gravou a canção em 1999), que combina a letra original com uma versão em português feita por Mônica de San Galo, irmã de Ivete.
O encarte do CD traz uma atração à parte, inspirada em revistas infantis: destacando-se um "foto-boneca" da cantora, pode-se vesti-la com seis roupas diferentes, assinadas pelos maiores estilistas brasileiros: Glória Coelho, Marcelo Sommer, Walter Rodrigues, Renato Kherlakian, Tufi Duek e Fause Haten.

 Crítica

Crítica do CliqueMusic: Das 14 faixas do álbum, produzido por Alexandre Lins, apenas O Grande Chefe, Aqui Vai Rolar - estas em bem clima de trio elétrico - e Tum, Tum, Goiaba são dedicadas ao estilo que consagrou Ivete à frente da Banda Eva (que segue cada vez mais capenga). No resto, ela adota canções e suingues diferenciados para se afirmar de vez na MPB. A voz de Ivete é firme, envolvente e se encaixa bem em qualquer dessas propostas. Ruas e Rios abre o disco com um quê de eletrônico; Em Mim, Em Você e o bônus Back at One (versão de um sucesso de Brian McKnight, que divide com ela os vocais na faixa) levam a assinatura de Ivete como compositora. Mais uma surpresa. Tem também inéditas de Nando Reis (E Tudo Mais) e Gil (Assimétrica). Narizinho é um momento delicioso do CD. A letra de Ivan Lins e Vitor Martins que tanto encantou o público do Sítio do Pica Pau Amarelo ganha a voz mais aveludada de Ivete, delicado acordeon de Chiquinho Chagas e flautas de Milton Guedes.(Mônica Loureiro)

 Faixas

  1. Ruas e Rios
  2. Festa
  3. Astral
  4. Penso
  5. Meu Maior Presente
  6. É Tudo Mais
  7. O Grande Chefe
  8. Tum, Tum, Goiaba
  9. Aqui Vai Rolar
  10. Pop Zen
  11. Em Mim, Em Você
  12. Assimétrica
  13. Narizinho (Bonus Track)
  14. Back At One (com Brian McKnight) (Bonus Track)

 Singles

  • Festa
  • Back At One (com Brian McKnight)
  • Astral
  • Penso

Nenhum comentário:

Postar um comentário